Qual faculdade (de TI) fazer?

Qual faculdade fazer? Tenho certeza que você, ou já esteve diante desta pergunta ou está diante dela neste exato momento. Seja porque está terminando os estudos do ensino médio ou estudando para o vestibular/ENEM, seja porque está diante de uma transição de carreira pra algo que te motive e te faça vislumbrar novos ares.

Bom, então, com toda a minha vasta experiência de vida, segue as 5 faculdades de TI que você pode tentar fazer…

Sorry :/ não será dessa vez que você verá o destino da sua vida diante de um post aleatório na internet. Até porque eu não tenho essa competência toda…

Mas eu tenho algo pra te dizer: faculdade de TI tem que ser vista como um dos primeiros passos da sua carreira e não como um requisito ou uma jogada de mestre que vai definir se você será um bom profissional ou não. Ao menos, na pouca experiência que eu tenho, na prática, a empresa que te contratar não vai se importar tanto se você fez faculdade A ou B e, sim, se você sabe resolver o problema dela ou não.

Eu não digo que faculdade não é importante para sua carreira, pelo contrário: é, sim, um passo muito importante de alguém que quer construir uma carreira de TI. Acontece que a vida “é uma caixinha de surpresas” e nem sempre você vai conseguir terminar o ensino médio, passar numa faculdade que você gosta e seguir a carreira conforme você planejou ou planejaram pra você. E isso já te dá uma ideia de como será o seu trabalho (pelo menos eu digo do ponto de vista da TI): você pode ter estudado aquele framework bacana, seguido aquelas regras que aprendeu na faculdade/curso legal que fez, e eles não vão te dar a solução do problema que está diante de você no trabalho… você terá que correr atrás e resolver!

Com base no problema atual, você vai unir o que viu previamente com a sua criatividade pra conseguir avançar rumo à solução. Assim, diante de uma surpresa da vida, seja ela em qualquer fase que você estiver, é importante primeiro lembrar o que você já conquistou até aqui, os problemas que você já solucionou, e isso precisa te motivar e te municiar para enfrentar o desafio de tomar uma jornada nova, diferente e desafiadora.

Sabendo disso, não tenha pressa de encontrar o curso “perfeito” pra você. Procure pessoas para se inspirar na área que você deseja seguir. Caso ainda não saiba o que quer (o que é completamente normal dependendo da sua trajetória), veja primeiro as opções que tem, observe o que as pessoas que se formam nesses cursos fazem depois de formadas. Pesquise. Respire que vai dar certo!

E vou te contar um segredo: no momento (24/12/2024), eu ainda não sou formado em nenhuma faculdade. Em 2018, me formei no IFES como Técnico em Mecânica (fiz junto com o Ensino Médio). Após isso, entrei na UFES em Engenharia de Produção (era o que eu tinha confiança pra passar e era a opção que dava pra eu trabalhar em algum lugar de manhã, pois era noturno). O curso de EngProd é incrível! Mas eu não o concluí. Veio a pandemia, bagunçou bastante as coisas, inclusive minhas prioridades. Acabei optando por trancar o curso e seguir com a evolução do meu relacionamento. Hoje sou casado há um ano e meio e não me arrependo de nada. Assim é a vida!

Eu preciso contar melhor, em outro post, o imenso (ao menos pra mim) percurso entre faculdade, trabalho e casamento que tive que percorrer. Atualmente, atuo como consultor de TI em uma vaga que não exige de mim um diploma de curso superior e, sim, o conhecimento técnico das ferramentas com as quais trabalho. Mas, sim, eu estou fazendo faculdade (online) de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pois não sabemos o dia de amanhã e faculdade é, sim, muito importante.

Em paralelo a isso, o estudo contínuo das tecnologias que você trabalha e das que estão emergentes precisa ser uma rotina na sua vida. Pra terminar, quero deixar claro que esse post é mais uma conversa com você que parou pra ler o meu blog do que qualquer outra coisa. Estou aprendendo a escrever rs…

Abraços!

Rolar para cima